terça-feira, 7 de outubro de 2014

Decoração Provençal

Eu sempre fui apaixonada por móveis provençais. Gosto da estética que remete ao passado, não porque não gosto do novo, pelo contrário, mas porque me agrada muito esse estilo de decoração. A decoração provençal tem sua origem no sul da França, na região de Provença, por isso a origem do nome.  Onde também se encontra vastos campos de lavandas. O cultivo dessa planta é muito comum na região.
O estilo provençal surgiu com o desejo dos franceses menos abastados ,de quererem móveis sofisticados e luxuosos como os da corte , mas , não tinham poder aquisitivo para comprá-los.
Então os artesãos começaram a construir móveis parecidos, com materiais inferiores. Para dar acabamento faziam uso de cola e gesso. Naturalmente, com o tempo, as peças iam se desgastando, ficando com aparência envelhecida. Depois o  móvel provençal , ganhou estilo e o mundo.
Móveis provençais viraram febre na década de 80, são sofisticados e não são nada baratos. Para dar o efeito desgastado e envelhecido de antigamente , hoje se usa a técnica em pátina.
Uma casa decorada com móvel provençal  ou  rústico , misturado a estampas florais e lavanda no vaso, deixa a casa com ar europeu.



Essa mistura da um ar romântico ao ambiente.







Móveis provençais coloridos, deixam o ambiente alegre e aconchegante













A lavanda faz parte dessa cultura. É muito comum encontrar as casas enfeitadas com elas. Seu perfume suave deixa o ambiente agradável e gostoso.


Imagens: Google