Natura

Tommy

sábado, 19 de outubro de 2013

Tutorial com Fernanda Machado

Fernanda Machado ensina o passo a passo da maquiagem de Leila

Atriz conta segredinhos para ter o make da vilã de Amor à Vida


Fernanda Machado mostra os segredos do make de Leila (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)
Fernanda Machado mostra os segredos do make
de Leila (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)

É verdade que ficamos com raiva de Leila por todas as maldades que ela já fez por dinheiro. Ainda mais depois dela demonstrar zero remorso por tudo que fez com Nicole (Marina Ruy Barbosa). Mas uma coisa não podemos negar: ela é linda! E para aparecer cada vez mais bonita na telinha, a atriz Fernanda Machado aparece em cena com uma maquiagem simples, bonita e chique!

Aliás, a atriz tem uma forte relação com a maquiagem desde pequenininha, quando pegava a caixa de maquiagem da mãe e fazia experiências. “Era uma loucura, divertido. Sempre gostei de maquiagem, aliás, que mulher não gosta?”, diz. Só que a paixão não ficou por aí, ela se profissionalizou no assunto e tem até DRT. “Durante bastante tempo, eu fui maquiadora de teatro, amador e, depois, profissional, mas hoje em dia só faço em mim mesma”, conta. Arrasou!

E o segredo que deixa Fernanda Machado ainda mais bonita para encarnar a vilã você vai aprender aqui no passo a passo da maquiagem de Leila. No qual a própria atriz e a supervisora de caracterização, Gilvete Santos, dão todas as dicas e truques para fazer o make

Fernanda Machado (Foto: Amor à Vida/TV Globo)

1 – Para preparar a pele, use primeiro o primer e, logo depois, passe a base adequada ao seu tom de pele. Segredinho da Fernanda: “Tenho duas bases. Uma quando a pele está boa e uma para quando a pele está ruim. Quando está ruim e quero esconder uma espinha ou uma marquinha, é melhor usar uma base um pouco mais pesada e com mais cobertura para ela ficar mais espessa. Já quando a pele está boa, é só usar uma bem fininha”.

2 e 3 – Na hora de esconder as olheiras, o make de Leila leva um pouquinho da base misturada com um pouquinho de corretivo.

Fernanda Machado maquiagem 2 (Foto: Amor à Vida/TV Globo)

4 – Para a sombra, é utilizado um pó compacto. Isso mesmo. Um pó um pouquinho mais claro que a pele faz o papel de sombra. E no canto interior do olho (lacrimal), passe também o pó clarinho. Segredinho da Fernanda: “Como o pó não tem brilho nenhum, fica muito natural e dá uma sombra boa”.

5 - O côncavo é feito com um marrom bem clarinho, quase nada, bem natural. Depois, é só passar um pouco de iluminador pertinho da sobrancelha para levantar o olhar.
Segredinho da Fernanda: “Não gosto de deixar o côncavo muito escuro, senão fica parecendo que a gente acabou de sair do salão”.

6 – Hora de passar o delineador. O risquinho da pálpebra é feito com o delineador em gel e, para um risco perfeito, não esqueça de esticar a pele do olho de leve para manter a superfície uniforme. Segredinho da Fernanda: “Gosto sempre de molhar um pouquinho na água termal. Uso água termal para tudo. Também gosto do traço bem fininho para quase não aparecer, só na raiz do cílio. Uso um pincel bem fininho e, no final, dou uma puxadinha de nada, mas não chega a ser um olho gatinho”.

Fernanda Machado maquiagem 3 (Foto: Amor à Vida/TV Globo)

7 – Na sobrancelha, menos é mais e, nessa maquiagem, use o restinho do delineador que sobrou no pincel para pentear a sobrancelha e deixá-la um pouquinho mais marcada.

8 – Muito rímel é essencial! Primeiro, comece com um rímel mais sequinho e, depois, passe o molhado normalmente. Como assim? Vamos explicar: entre uma camada e outra de rímel, escove os cílios só com a escovinha de um rímel antigo. E não esqueça dos cílios de baixo  para abrir o olhar, mas passe pouquinho para não ficar parecendo uma boneca. 
Segredinho da Fernanda: “Adoro usar um rímel meio seco, um que já foi usado bastante e tem bem pouco antes de passar o molhado, porque ele abre os cílios. Se você começa com um muito molhado, ele gruda um cílio no outro. A dica é: guarde sempre um rímel velhinho para fazer isso”.

9 - Vamos ao blush. Antes de ficar com aquela cara de saúde, o importante é melhorar algumas áreas. Passar um marrom clarinho na bochecha, dá a sensação que o rosto deu uma afinada e, um pouco embaixo do queixo, é bom para disfarçar a papada. Depois desse truque, passe para o blush propriamente dito e aplique um mais rosado para dar um pouquinho de cor. Os dois são bem naturais, nenhum deles deve ficar marcado demais. O ideal é usar um blush cremoso. O marrom embaixo e o cremoso rosado mais em cima, um recorta e o outro dá o corado.

Fernanda Machado maquiagem 4 (Foto: Amor à Vida/TV Globo)

0 e 11 - Agora vamos à boca. A cor é um rosa fechado, cereja. Utilize um pouquinho de lápis para definir a boca, mas sem marcar demais e, depois, passe o batom. Pode passar o batom direto no lábio e, com um pincel, dê uma acertada. Segredinho da Fernanda: “Dou uma misturada entre o lápis e o batom, para um acabamento mais bonito”.
12 - Look pronto! É isso! Gilvete lembra ainda que é uma maquiagem básica, que a mulherada pode usar no dia a dia.
Chegou sua vez de trazer a Leila que está dentro de você, mas só no quesito maquiagem, ok?